Gesso acartonado – Usos e aplicações

Tetos e Forro de Gesso Vs Drywall
21 de agosto de 2016
Sanca de Gesso – Quando usar?
15 de setembro de 2016
Exibir tudo

Construir e reformar nunca foi tão fácil. Foi se o tempo que sinônimo de obra era dor de cabeça. Com o avanço da tecnologia, um ambiente só deixa de ter boa aparência por opção.

Gesso acartonado – o que é?

placa-de-gesso-acartonado

Gesso acartonado é uma placa endurecida de gesso revestida por papel semelhante kraft (tipo de papel produzido a partir de uma mistura de fibras de celulose curtas e longas, proveniente de polpas de madeiras macias) dos dois lados.

O gesso acartonado são placas pré-fabricadas, e é uma das peças mais requisitadas de uma construção. Existem dois tipos de placas de gesso: placa de gesso lisa, normalmente produzidas em pequenas indústrias, e é indicada para reformas mais simples, em pequenos espaços, como casa e escritório, por exemplo. E as placas de gesso acartonado que são indicadas para construção de forros e paredes. Existem três tipos de placas: padronizadas, placas resistente à umidade e placas resistente ao fogo.

Tipos de placa de gesso acartonado

  • Placa de gesso acartonado padrão – É uma placa tradicional, sem muitos detalhes. Produzida de maneira simples, com tamanho padrão de 12,5mm de espessura e cor branca.
  • Placa de gesso acartonado resistente à umidade – É indicada para instalação em ambientes úmidos: banheiro, área de serviço, etc. A placa de gesso acartonado possui em sua estrutura, adição de silicone e material repelente à água.
  • Placa de gesso acartonado resistente à fogo –  Esta placa é indicada para locais vulneráveis a fogo, como indústria de produtos químicos, cozinhas, etc.

Parede de gesso acartonado – o que é?

parede-gesso-acartonado

A parede de gesso acartonado é uma ótima opção para quem deseja praticidade e conforto em seu projeto.  

A vantagem da parede de gesso acartonado é a ampliação da área útil.

A parede de gesso acartonado possui, em média, três tipos de espessuras: 48mm; 70mm; 90 mm, o que a difere das paredes de alvenaria. Outro benefício da parede de gesso acartonado são alguns confortos que ela traz ao ambiente como confortos térmico e acústico, por exemplo, além, é claro, de ser muita prática ao instalar, dispensado todo aquele tumulto de quebra-quebra e sujeira da pós-obra.

Como fazer parede de gesso

fazer-parede-gesso-acartonado

Ter uma casa bonita e econômica é possível. Quer saber como fazer parede de gesso? Então fique atento as nossas dicas, pois construir uma parede de gesso é mais simples do que se imagina.

Pegue blocos de gesso e assente-o um a um, como se estivesse construindo uma parede tijolo. Ao erguer a parede, passe uma demão de selador. Deixe-a secar bem, e em seguida, aplique massa corrida, a fim de corrigir as imperfeições. Após esses procedimentos, lixe-a até que fique uniforme e pinte-a da cor que desejar.

Viram só como fazer de parede de gesso não é nenhum bicho de sete cabeças? Mas atenção: ao formar uma parede de gesso, é importante ficar atento a alguns detalhes como a distribuição de fiação, ou se optar por placa de gesso acartonado, é preciso armação para dar sustentabilidade, etc. Na dúvida, busque orientações de profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *